CEPE

Cursos de Estudos de Política e Estratégia

INTRODUÇÃO

A ADESG, desde a sua criação, nos anos 50, prevê em seu Estatuto a realização de Ciclos de Estudos de Política e Estratégia (CEPE).

No início eram pequenos "Ciclos de Palestras" sobre as noções básicas da Doutrina de Segurança Nacional, seguindo os fundamentos da Escola Superior de Guerra.

Na década de 60 os "Ciclos de Palestras" evoluíram para "Ciclos de Conferências", e depois prosseguiram com o nome de "Ciclos de Estudos sobre Segurança e Desenvolvimento", e a partir de 1985, passaram a ser "Ciclos de Estudos de Política e Estratégia".

Com a aprovação do novo Estatuto em 11/12/2003, os Ciclos de Estudos passaram a ser "Cursos de Estudos de Politica e Estratégia".

NÚMEROS

- 216 Diplomados em 1962, no primeiro ano de Ciclos de Estudos.
- 74.918 Diplomados até 2009
- Previsão de Diplomação de cerca de 900 novos adesguianos no ano de 2010

OBJETIVOS DOS CEPE'S

I - Divulgar os ensinamentos doutrinários da ESG;
II - Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social;
III - Proporcionar o Intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo;
IV - Multiplicar as comunidades ADESGUIANAS, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.

QUEM PODE PARTICIPAR

Poderão candidatar-se homens ou mulheres indicados por associados, como também candidatos avulsos ou sugeridos por entidades (públicas ou privadas) ou empresas locais, desde que atendam aos seguintes requisitos:
- Curso Superior completo, preferencialmente;
- Notória idoneidade moral e cívica.

PERFIL DOS PARTICIPANTES

Interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõem o Poder Nacional.
Serão selecionados, dentre os inscritos, quanto aos aspectos do comportamento, da ética, da idoneidade, da dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião.


CEPE - Ciclo de Estudos em Política e Estratégia

Os Ciclos de Estudos em Política e Estratégia (CEPE) figuram entre as principais atividades da ADESG, sendo inclusive necessária a sua realização completa para que um indivíduo torne-se plenamente sócio da instituição. Os objetivos dos CEPEs são:

- Divulgar os ensinamentos doutrinários da ESG.

- Propiciar aos participantes estudo, pesquisas e planejamentos relacionados com a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista o Desenvolvimento e a Segurança do País.

- Proporcionar o intercâmbio de conhecimentos e a prática de trabalhos em grupo.

- Multiplicar as comunidades adesguianas, interiorizando-as por todos os cantos do Brasil, a fim de proporcionar o conhecimento e a prática da Cidadania e da Nacionalidade.


Caso haja interesse para a participação em um CEPE, o internauta pode entrar em contato com a delegacia ou com a representação mais próxima de sua residência.


FASE PREPARATÓRIA

Visa permitir que sejam fornecidos aos estagiários os possíveis ensinamentos sobre a ADESG, suas atividades em geral, e em particular seus Ciclos de Estudos, principalmente no que diz respeito à organização, funcionamento, metodologia e fins, mediante leitura dos textos distribuídos, debates e exposições.



As aulas são teóricas combinadas com aulas práticas, acelerando não somente o processo de aprendizado, como também levam à rápida integração dos estagiários. (Em especial, quando praticado rodízio dos grupos).



São também, realizadas Discussões Dirigidas, com a finalidade de preparar os participantes para as conferências e debates da Fase Doutrinária, proporcionando-lhes os Fundamentos Teóricos sobre: política Internacional, Geopolítica, Política, Economia, Psicossocial, Ciência e Tecnologia, Guerra e Planejamento Estratégico.



FASE DOUTRINÁRIA



Consiste em conferências sobre disciplinas da Doutrina e Método para o Planejamento da Ação Política, ministradas por componentes do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra. Como a doutrina é composta de regras, princípios, conceitos, tudo é discutido em Tese, tendo por base a lógica, o raciocínio, o bom-senso, em colocação elevada e sem descer ao exame de problemas específicos da realidade regional ou nacional. É a rigor, a preposição do dever ser.



Serão expostos e debatidos os Temas Doutrinários seguintes:



1.A ESG – Origem, Missão e Bases de Atuação, Doutrina da ESG, Objetivos Nacionais.

2.Fundamentos Axiológicos da Doutrina da ESG, Objetivos Nacionais.

3.Poder Nacional
4.Expressões do Poder Nacional.
5.Política Nacional, Estratégia Nacional.
6.Segurança e Defesa Nacionais, Desenvolvimento Nacional
7.Logística e Mobilização Nacionais.
8.Informações Estratégicas.
9.Método para o Planejamento da Ação Política da ESG
10.Método para o Planejamento da Ação Política, Fase Política e Estratégica.

FASE CONJUNTURAL

É constituída de conferências sobre a realidade regional, NACIONAL / INTERNACIONAL. Tais conferências, proferidas por técnicos, profissionais de renome, autoridades do executivo, legislativo ou judiciário, trazem aos estagiários o testemunho da ação governamental ou privada nas diversas áreas ou enfoques da vida comunitária.

É então examinado o comportamento dos diversos ângulos da vida e dos problemas da realidade, no Estado, no País e no Mundo.

FASE DE APLICAÇÃO

Baseados nos conhecimentos adquiridos sobre a conjuntura e utilizando o método de planejamento da ação política, o estagiário elabora um trabalho em conjunto. Treinado para trabalhar em grupo, instruído quanto ao método de planejamento adotado pela ESG, informado quanto à realidade da conjuntura brasileira, o estagiário estará capacitado para apresentar um trabalho de altíssimo nível. Visitas Técnicas e científicas fazem parte do curriculum.



PERFIL DOS PARTICIPANTES


Interessados em conhecer os fundamentos básicos e a atual conjuntura da organização das expressões que compõe o Poder Nacional.

Serão selecionados, dentre os inscritos, quanto aos aspectos do comportamento, da ética, da idoneidade, da dignidade, honradez pessoal e liderança na comunidade, independentemente de ideologia, de raça, de cor e de religião.



OBJETIVOS DA ADESG



I. Preservar e projetar os valores morais e espirituais da nacionalidade;

II. Incentivar cada vez mais, a amizade e a solidariedade entre seus membros;

III. Difundir conceitos doutrinários e estudos conjunturais, relacionados com a segurança e o desenvolvimento nacional, observados os métodos de trabalho e os estudos da Escola Superior de Guerra.


OBJETIVOS FUNDAMENTAIS DO CICLO DE ESTUDOS



I. Propiciar aos participantes a realização de estudos, pesquisas e planejamentos, abrangendo a conjuntura regional, nacional e internacional, tendo em vista a Segurança e o Desenvolvimento Nacionais, compatibilizando-os com a Justiça Social.



II. Fornecer-lhes os ensinamentos básicos da Escola Superior de Guerra bem como a oportunidade para o intercâmbio de conhecimentos e, de modo particular, para a prática de trabalhos em grupo.

ESG/ ADESG E SUAS FINALIDADES 


A Escola Superior de Guerra – ESG, fundada em 1949, subordinada ao ESTADO MAIOR DAS FORÇAS ARMADAS – EMFA, e atualmente ao MINISTÉRIO DA DEFESA é um instituto de altos estudos, destinado a preparar civis e militares para as funções de direção e planejamento, com ênfase na trilogia DESENVOLVIMENTO, com SEGURANÇA e JUSTIÇA SOCIAL. As suas diretrizes e o seu currículo são revistos, anualmente, à luz das necessidades básicas decorrentes do exame dos problemas conjunturais, tanto no campo interno como no das relações internacionais, visando a manter, sempre atualizados, os estudos dos objetivos nacionais da natureza política, econômica, psicossocial, militar, e científica/tecnológica.

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG, é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 1951, reconhecida de utilidade pública, pelo MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, para efeitos fiscais, e, igualmente como instituição cultural, pelo MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, sob aqueles mesmos objetivos, e congregando, em cada Estado, através das suas Delegacias ou Representações, os diplomados pela ESG/ADESG, para a difusão dos seus conceitos doutrinários, métodos de trabalho e estudos conjunturais, tendo como atividade básica os chamados CEPE’s – Ciclo de Estudos de Política e Estratégia, além dos outros cursos, ciclos e conferências.

A ESG, com sede no Rio de Janeiro, tem por atividade principal a realização, anualmente, do CAEPE – Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia, de 10 meses, em tempo integral, já tendo diplomado, desde sua fundação, cerca de 5.000 estagiários, numa proporção de 70% civis e 30% militares, selecionados que foram entre profissionais de todas as áreas do conhecimento científico e tecnológico ou entre os militares dos escalões superiores.

Enquanto isso, a ADESG, nos Estados, em cursos noturnos de menor duração – 4 meses – pelos seus CEPE’s, já diplomou cerca de 70.000 participantes, matriculados após seleção entre as elites intelectuais e lideranças locais.



CONDIÇÕES GERAIS PARA CANDIDATAR-SE AOS CEPES

a) Ser brasileiro e Ter mais de 25 anos na data da matrícula

b) Possuir curso superior

c) Estar quite com o serviço militar e em pleno gozo de seus direitos de cidadania;

d) Os estrangeiros só poderão ser matriculados em casos excepcionais, com a autorização expressa e individualizada da Presidência da ADESG



DOCUMENTOS (CÓPIAS AUTENTICADAS)


1. Certificado de reservista ou documento equivalente:

2. Cédula de identidade e Título de eleitor atualizados

3. Carteira de ordem do Conselho ou do Sindicato correspondente à profissão liberal;

4. Diploma de Curso Superior

5. Atestado de antecedentes criminais

6. Curriculum Vitae detalhado e Cópia da Ficha biocurricular

7. 3 fotos 3x4 e 2 fotos 2x2, recente, com gravata, se de sexo masculino

Obs.: Não serão considerados os candidatos que não entregarem cópias dos documentos supra exigidos e fotos solicitadas.

Entre em contato via e-mail adesgmt@gmail.com e solicite sua ficha de inscrição.